top of page

Como lidar com a resistência à mudança?


O desejo de mudança e de progresso são comuns ao Ser Humano. E ainda bem porque esta característica é fundamental para lidar positivamente com os desafios impostos pela sua vida pessoal, familiar, social e de trabalho. Mais! Esta característica é fundamental para conseguir ainda transformar essas exigências em excelentes oportunidades de sucesso... pessoal e profissional!

Em pequenas, médias ou grandes empresas... ou em qualquer outro sistema da sua vida... a verdade é que qualquer organização ativa e bem sucedida é sempre alvo de várias mudanças ao longo do seu percurso. Evitar esta situação seria a sua ruina... sua, da organização (familiar, social, empresarial) e sua enquanto colaborador dela!

Contudo, essas transformações provocam uma certa resistência aos que dele participam, afetando a motivação, o desempenho e a estabilidade emocional, de uma forma quase sempre significativa. Isso é normal, embora indesejável!

Então, como poderá gerir melhor as mudanças que lhe são pedidas ou, se for o caso, como deverá dirigir as pessoas da sua organização no processo de uma mudança necessária?

Bem, o primeiro passo para ultrapassar qualquer resistência pessoal a alterações necessárias passa por admitir os seus benefícios e encontrar a melhor forma de ajustamento entre todos os intervenientes.

Como?

Estudos indicam que devemos apostar continuamente em seis fatores:

1- Autoconhecimento. Sabe quais são as características que o definem enquanto pessoa e profissional? Saber responder a esta questão é conseguir uma melhor (re)adaptação às mudanças.

2- Motivação. Saber quais são as suas motivações de vida é uma informação poderosa para se auto-superar. Este conhecimento faz parte do processo de autoconhecimento.

3- Planeamento pessoal. Dependendo das características individuais de cada colaborador, o processo de mudança pessoal varia no tempo e com o ritmo de cada um.

4- Comunicação interpessoal. Está em tudo o que faz e até mesmo no que deixa de fazer! Portanto, apostar continuamente na qualidade da sua comunicação com os outros é aumentar a sua capacidade de se tornar mais esclarecido, de gerir bem os conflitos, de melhorar relações, fortalecer redes de apoio humano e elevar o seu nível de sucesso.

5- Empreendedorismo. Ser empreendedor é promover o desenvolvimento através da inovação. É criar algo novo e útil ou transformar algo “velho” em produtivo. Saiba então que a criatividade é uma competência que se desenvolve com as ferramentas certas.

6- Formação. O saber não ocupa lugar”, correto? Portanto, se terá de se adaptar a mudanças, um conhecimento adequado sobre a sua nova realidade só lhe trará vantagens. Nomeadamente, mais confiança para se ajustar aos desafios que lhe vão surgindo.

Só através de um processo de aprendizagens individuais repartidas por um período alargado de tempo, se poderão alcançar mudanças organizacionais duradouras. Por isso, fazemos-lhe o convite: aposte no seu IKESTION – um programa de desenvolvimento de eficácia pessoal e profissional que lhe oferece os conhecimentos individuais necessários para alcançar benefícios em todos estes seis fatores fundamentais. Saiba mais sobre o IKESTION e garanta já a sua marcação.

O nosso desejo é que provoque excelentes mudanças!

“Quando você vê um negócio bem sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.”

Peter Drucker

Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page