• Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Descubra as 16 necessidades básicas que estão por detrás das motivações e saiba o que o seu perfil motivacional lhe pode revelar.

desejo de influenciar pessoas ou situações PODER
INDEPENDÊNCIA necessidade de auto-suficiência
necessidade de compreender e de atividade mental CURIOSIDADE
desejo de criar descendência e de cuidar dos seus dependentes FAMÍLIA
TRANQUILIDADE desejo de viver livre de ansiedade e dor
IDEALISMO desejo de justiça social
ATIVIDADE FÍSICA desejo de exercitar os músculos
HONRA desejo de lealdade a princípios e valores morais
capacidade de correr riscos e de lidar com o falhanço e a rejeição ACEITAÇÃO
VINGANÇA desejo de afrontar e vencer quem nos ofende
POUPANÇA desejo de acumular bens
CONTACTO SOCIAL desejo da companhia de pares
desejo de ser valorizado com base na posição social ESTATUTO
BELEZA necessidade de ambientes e contextos esteticamente atrativos
desejo de desfrutar da experiência da comida e da refeição COMER
ORDEM necessidade de estrutura, organização e estabilidade

Motivação

ou movere do latim, significa mover.

 

Todos os comportamentos voluntários, ainda que irrefletidos resultam da combinação de um conjunto de necessidades ou desejos intrínsecos à qual chamamos motivação. Estes desejos básicos também são designados por necessidades psicológicas e estão na base dos comportamentos e da personalidade.

São essencialmente diferentes das motivações externas, uma vez que estas últimas são independentes das características individuais e geralmente são circunstanciais.

 

Existem 16 necessidades ou desejos básicos comuns a todos os indivíduos. A intensidade com que se manifestam em cada pessoa, ou seja, a energia que cada pessoa despende para satisfazer cada um deles é diferente e caracteriza a sua identidade motivacional.

Uma forte intensidade de um desejo básico motiva o interesse em vários objetos de gratificação relacionados com esse mesmo desejo. 

Emoções prazerosas ou dolorosas assinalam respetivamente, a satisfação ou frustação temporárias relativamente aos seus desejos básicos.

 

O perfil motivacional indivídual é estável na idade adulta. As motivações afetam a percepção, cognição, emoção, comportamento individual e frequentemente revelam os valores individuais. Pessoas com necessidades psicológicas idênticas tendem a aproximar-se e o contrário se verifica para pessoas com necessidades psicológicas opostas.

 

A consciência das motivações intrínsecas permite compreender, prever e por vezes moldar comportamentos. Permite sobretudo alimentar a automotivação e fazer escolhas inteligentes de forma a potenciar a realização e satisfação pessoais com o mínimo dispêndio de energia.