top of page

A fórmula da felicidade

Quando pensa em felicidade, qual é a primeira ideia que lhe surge?

Muitos pensarão que é um tema bastante subjetivo. Outros julgarão que é algo inalcançável.

Nós compilámos ótimas notícias para si.

Atualmente, são vários os estudos que nos mostram que o caminho para elevar os seus níveis de felicidade é bastante acessível. Partilhamos consigo três conhecimentos-chave:

1) 40% da felicidade depende dos seus pensamentos e ações(1). Resulta da sua postura perante a vida. Como é que, na maioria das vezes, interpreta as suas condições de vida e as suas experiências diárias? E como é que se comporta perante o stresse e as adversidades? Repare que ter exclusividade sobre 40% dos fatores que determinam a sua felicidade é bastante considerável. Significa que a escolha de ser feliz está nas suas próprias mãos. Depende de si! As outras parcelas da felicidade são: a genética (50%) e as condições de vida (10%) como, por exemplo, a saúde e a economia.

2) Viva boas relações humanas(2). Uma vida feliz é feita de amor. Construir relações próximas, coesas e positivas, com a família, amigos, colegas e com a comunidade é fundamental. Ou não fossemos nós seres sociais! Mesmo as pessoas que apresentam uma elevada necessidade de preservar o seu próprio espaço, dependem também das ligações humanas positivas para se sentirem bem. Outros estudos comprovam que a solidão mata. Ao contrário, viver rodeado de boas relações íntimas e sociais protege o funcionamento do nosso corpo e cérebro, melhorando os nossos níveis de saúde e de bem-estar físico, cognitivo e emocional.

3) Tenha-se em conta(3). Ser feliz é possível e depende da sua vontade para aceitar uma missão elementar – aprender a conhecer-se genuinamente. O autoconhecimento é o ponto de partida para conseguir ter controlo sobre a sua vida – aprender a gerir os seus pensamentos, os seus comportamentos e a sua rede de relações familiares e sociais. Como pode produzir a sua própria fórmula da felicidade sem que se conheça verdadeiramente? O resultado será certamente insatisfatório. Concorda?

Sabendo que a felicidade se traduz num “completo bem-estar físico, mental e social” (Organização Mundial de Saúde) e que tal é um dos principais objetivos da condição humana, levanta-se uma questão importante: Estará no seu dia-a-dia a despender-lhe a atenção merecida? Ou seja, como está a utilizar o seu tempo e o seu conhecimento para alcançar a sua felicidade?

Saiba que este ponto de partida para alcançar a felicidade é um processo interno que lhe irá exigir tempo, disciplina, verdade, aceitação e a orientação de um profissional.

Nesse sentido deixamos-lhe a nossa proposta: o programa IKESTION. Exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano de desenvolvimento pessoal, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a sua performance individual, social e profissional; a autoimagem, autonomia e muito mais. Aprenda a construir a sua felicidade.

Ser feliz é, sem dúvida, uma longa aprendizagem. Quanto mais cedo a iniciar com seriedade, mais depressa sentirá o poder de viver a vida em pleno.

Boas escolhas!

Imagem I O SEU IKIGAI

(1) Estudo, Sonja Lyubomirsky, 2011; (2) Estudo longitudinal de desenvolvimento adulto, duração de 75 anos, Harvard; (3) Heloísa Capelas, 2014.

bottom of page