top of page

3 conselhos para elevar a sua motivação


O 3º pilar da inteligência emocional é a automotivação, ou seja, a autonomia emocional. Recorda-se? (reveja aqui)

As pessoas motivadas trabalham de forma consistente e empenhada em direção aos seus objetivos, com padrões extremamente elevados na qualidade do seu trabalho. Na verdade, elas conseguem-no porque possuem uma grande capacidade de adequar as suas emoções às diferentes situações e, assim, ganhar tempo, foco e qualidade naquilo que fazem.

Num livro que explica o sucesso profissional, pode ler-se que ”as pessoas são capazes de reduzir ou aumentar o nível de motivação em 58% ao longo da sua vida profissional.”

Isto leva-nos a acreditar que esta percentagem se pode estender também à vida pessoal, certo?

Então, como é que pode estimular a sua motivação?

1. Saiba em que ponto está. Determine o quanto está motivado para liderar a sua vida e o seu trabalho, e como se pode automotivar. Parece vago? Não é. Encontre os seus objetivos de vida e nunca os perca de vista. Eles irão dar-lhe uma força especial para enfrentar e concluir positivamente os desafios que lhe são propostos.

Propomos-lhe dois exercícios:

  • Atividade inicial: Comece a elaborar a lista dos seus objetivos de vida. Para facilitar a tarefa, pense na seguinte questão: “Se tivesse 6 meses de vida, o que deixaria para trás e o que gostaria de realizar ainda durante esse tempo?”

  • Coaching Profissional: Através da avaliação IKESTION é possível ter acesso rápido aos seus motivos de vida, saber o que realmente o move, o gratifica e lhe repõe a vitalidade ou o desgasta desnecessariamente. Está motivado para assumir o papel principal da sua vida? Por exemplo, se precisa de aumentar a sua motivação para delinear corretamente o seu papel profissional/familiar de acordo com as exigências do seu cargo/da sua vida, sem ir contra os seus princípios, esta avaliação também lhe que permite alcançar uma visão mais clara do caminho certo a seguir.

2. Reexamine porque é que está a fazer o seu trabalho. Com o passar do tempo, é fácil esquecer o que realmente o cativa na sua carreira. Concorda? É importante que recupere essa informação. Despenda algum tempo para se lembrar do que o fez querer o seu trabalho. Porque é que o quis? Se está infeliz no seu papel e com dificuldade em recordar porque o queria, propomos-lhe o seguinte exercício:

  • Técnica dos “cinco porquês”: É utilizado para descobrir a raiz de qualquer problema de nível simples a moderado. Se for o seu caso, comece por se perguntar “Porque é que estou infeliz no meu trabalho?”. Questione-se porque é que tal está a ocorrer, certificando-se sempre que a sua resposta está fundamentada na verdade – não se baseie em eventos que poderiam ter acontecido mas apenas em factos que aconteceram. Depois de obter a resposta, desenrole-a em outro “porquê”, e assim sucessivamente (normalmente, mais duas vezes) até detetar a causa do problema inicial. Quando o conseguir, poderá então encontrar uma contra-medida, ou seja, um conjunto de ações que o ajudem a prevenir a repetição do problema. A solução encontrada procura lidar com a situação, e não preveni-la.

3. Seja esperançoso e encontre algo bom. Os líderes motivados são geralmente otimistas, independentemente dos problemas que tenham de enfrentar. Adotar esta mentalidade pode demorar a colocar em prática mas vale mesmo a pena.

“Errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Falhei vezes e mais vezes na minha carreira. E foi por causa disso que me tornei um vencedor!”

Michael Jordan

O Programa IKESTION, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano de desenvolvimento individual para adultos, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a sua performance pessoal e profissional, autoimagem, autonomia e muito mais. Conheça-nos melhor aqui.




Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page