top of page

3 dicas poderosas para enriquecer a sua Consciência Emocional


Numa das nossas publicações anteriores, revelámos-lhe as 5 componentes da inteligência emocional e demos-lhe as bases para fazer uma autoavaliação sincera sobre o seu nível de maturidade em cada uma delas:

  1. Autoconsciência emocional

  2. Autorregulação

  3. Motivação

  4. Empatia

  5. Habilidades sócio-emocionais

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerir as suas próprias emoções, bem como as das pessoas ao seu redor. Certo? Isso significa que as pessoas com um alto grau de inteligência emocional sabem sempre identificar o que estão a sentir, o que significa cada uma das suas emoções e como é que essas emoções podem afetar os outros. Reconhece alguém assim?

Pois... Adquirir este patamar de autoconhecimento não se alcança de um dia para o outro. É uma aprendizagem individual que exige uma aposta de tempo e até de grande esforço mental. Contudo, os resultados são altamente compensadores.

Hoje, voltamos a este tema para lhe revelar o início de uma coleção de 5 posts de exercícios práticos, cada um dedicado a uma componente da inteligência emocional. O objetivo é ajudá-lo a desenvolver a sua performance naquelas componentes em que, na sua avaliação anterior, sentiu poderem ser aperfeiçoadas.

Neste primeiro post de exercícios, reservámos o foco para a Sua AUTOCONSCIÊNCIA EMOCIONAL.

Se é uma pessoa verdadeiramente autoconsciente, então, saberá sempre como se sente, e como as suas emoções e comportamentos podem afetar as pessoas à sua volta. Isso também significa ter uma visão clara dos seus pontos fortes e pontos fracos. Provavelmente, este conhecimento leva-o também a comportar-se com humildade.

O que pode fazer para melhorar a sua autoconsciência?

Eis aqui três exercícios que fazem a diferença.​

1 - Faça um diário. Pode-lhe parecer infantil mas não é. Despender alguns minutos por dia para escrever os seus pensamentos, poderá levá-lo a um maior grau de autoconsciência.

2 - Desacelere. Sempre que sentir raiva ou outras emoções fortes, pare e perceba porquê. Tenha sempre presente que você pode sempre escolher como reagir a cada situação. É a si que lhe cabe essa decisão e a mais ninguém. Portanto, você é o único responsável pelos seus atos.

3 - Avaliação orientada. Ambos os exercícios anteriores requerem a sua própria avaliação das situações e das pessoas, tal como as vê e as sente. Essa refleção é muito importante para aumentar o seu grau de autoconsciência. Não menos importante do que isso é fazer uma avaliação orientada por um profissional certificado da área, no sentido de enriquecer o seu conhecimento real sobre as coisas e sobre si próprio. Experimente a nossa avaliação IKESTION e, quem sabe, se surpreende tanto que lhe faça sentido continuar a explorar os seus resultados num programa feito à sua medida ;)

O programa IKESTION, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano de desenvolvimento individual para adultos, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a performance pessoal e profissional, autoimagem, autonomia e muito mais. Conheça melhor o IKestion e marque já a sua avaliação.

Desejamos-lhe boas práticas e boas decisões!

Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page