top of page

O Natal de crianças... para crianças


O Natal é das crianças!” De certo já ouviu várias vezes este comentário.

Mas será mesmo assim?

Sejamos justos. O Natal é de todos, certo? No entanto, se acreditarmos que “de pequenino é que se torce o pepino”, a época do Natal pode realmente tornar-se numa oportunidade fantástica para dedicar às crianças, no que respeita ao enriquecimento da sua educação sócio-emocional.

Aproveite esta quadra para as ajudar a desenvolver a consciência social, a empatia, a gratidão, a generosidade, a esperança, o espírito de partilha, de família e de amizade, de perdão e de união, a capacidade de escolher e de dar sem querer nada em troca. E outras tantas competências e valores morais que ache pertinentes.

Educar as suas crianças nestes gestos é, com toda a certeza, uma grande vantagem que as ajudará a construir, desde cedo, uma vida de sucesso e de felicidade.

Afinal de contas, é isso mesmo que queremos para os nossos pequenotes, certo?

Tratando-se da construção de um futuro feliz, esta aprendizagem será certamente um dos melhores presentes que lhes poderá deixar.

Então, se todos os dias são ideias para estimular essa construção, a quadra natalícia torna-se numa época primordial para elevar as suas crianças.

Nesse sentido, deixamos-lhe quatro dicas simples para desenvolver com a criançada, enquanto prepara o Natal:

1. Explicar o que é o Natal. Fomente na criança o verdadeiro sentido do Natal e o que ele realmente significa. Explique-lhe que a época natalícia vai muito para além de qualquer brinquedo que possa receber. Ensine-lhe que o Natal são as crianças e também os adultos; que é para todas as pessoas, de todas as idades, de qualquer raça, nacionalidade, religião e classe social. Que o Natal é para os bem comportados e até para os mais distraídos... É também pensarmos nas conquistas que fizemos durante o ano e no que vamos querer fazer melhor para o próximo. É tolerância, mudança, perdão, família e amizade. Sem julgamentos, porque somos “todos diferentes, todos iguais”. O Natal é também amor, empatia e um olhar sobre os outros que sempre existiram embora, por vezes, invisíveis ao nosso olhar, ou não! O Natal é, portanto, o símbolo de tudo de bom que deve existir durante o ano inteiro. Muito para além do materialismo. Muito mesmo.

2. Dar um dos seus brinquedos novos. Combine com a criança que pelo menos um dos presentes que receber irá para uma criança carenciada. Porque também existem! Esta ação, fomenta a consciência social, a generosidade, o espírito de partilha e o afeto desinteressado.

3. Selecionar os brinquedos que ficarão em uso (ou guardados) e os que deverão ser oferecidos. Estimula a capacidade de escolha e de dar sem receber. Para além disso, faz com que haja sempre alguma novidade, novos estímulos e interesse nos brinquedos, sem excessos limitativos e desnecessários.

4. Dar a conhecer diferentes formas de festejar o Natal e de como ele é vivido por outros adultos e crianças. De acordo com a idade e a capacidade de compreensão de cada criança, explique-lhe que nem todas as pessoas têm a possibilidade de ter a família junta, de ter comida na mesa, o quentinho do seu lar e prendas para desembrulhar. Recorra, por exemplo, a histórias, a vídeos da internet, ao Natal dos Hospitais. Participem no jantar de Natal dos “Sem abrigo” da vossa zona ou façam uma visita a instituições de acolhimento. Estes “pequenos grandes” gestos potenciam as capacidades de empatia, consciência social, família, amizade, união e gratidão.

Para o ajudar ainda na seleção das prendas a oferecer às crianças pode, por exemplo, acordar com as pessoas mais próximas o que é que cada uma vai dar. Isso poderá garantir algum rastreio na quantidade, diversidade e utilidade das prendas a receber. Leia também “Onde está o Natal... na educação emocional?”

Qualquer uma destas propostas, terá uma boa aceitação por parte da criança. Tudo dependerá de como lhe vai explicar o que é o Natal.

Qual é a sua experiência? Deixe a sua sugestão a todos e ajude a luz do Natal a tornar-se mais brilhantes.

Veja também o programa IKids. Exclusivo d’O SEU IKIGAI, IKids é um treino de inteligência emocional, cognitivo e social para crianças, que as irá auxiliar na apreensão de futuras aprendizagens escolares e de vida.

Ofereça o IKids às suas crianças. Dê-lhes asas para voar mais longe.

Boas escolhas!

Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page