O princípio do êxito na Vida

Capacidade, experiência ou mentalidade?

O que lhe vamos contar é uma história verídica.

Ky Frenoe é uma mulher australiana de 39 anos, habituada à prática de sobrevivência primitiva desde os 19, e a ignorar o desconforto físico que a profissão de duplo lhe exige. Ela foi uma das concorrentes a propôr-se ao desafio de “Aventura à flor da Pele” (Naked and Afraid), um programa televisivo americano, e foi selecionada. O objetivo é sobreviver 21 dias em condições de extrema adversidade, tendo apenas como suporte um objeto de sobrevivência e um companheiro de aventura, ambos desconhecidos um do outro. Ky escolhe um isqueiro como objeto e Billy Berger de 39 anos, uma faca.

Talvez fosse tudo mais fácil se tivessem comida, água e roupa à disposição. Não é o caso. Sem a proteção de qualquer peça de roupa ou calçado, terão de caçar e colher os próprios alimentos, criar o próprio abrigo, as próprias armas e ferramentas, fazer lume e transformar água impotável em água bebível. A aventura intensifica-se quando Ky aceita viver esta experiência nos pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos da América. Conhecidos pelos seus furacões e tempestades frequentes, pela humidade extrema e pelas várias espécies selvagens agressivas, venenosas e mortíferas, estes pântanos são considerados um dos piores locais terrestres para a sobrevivência humana.

Um desabafo feito por Billy traduz bem a realidade desse ambiente – “Tudo quer sugar-nos o sangue e matar-nos.”, diz em certo momento.

Embora com todos estes constrangimentos, Ky conseguiu resistir os 21 dias juntamente com o seu colega, provando a si mesma ter aptidões reais de sobrevivência. Em tom de conclusão, ela refere:

O que esta experiência me demonstrou é que não interessam as capacidades que temos. É a nossa atitude na vida que nos permite superar os momentos maus.”

O que terá feito Ky para conseguir aguentar tamanhas privações e perigos permanentes, por tanto tempo?

Não lhe perguntámos mas temos uma pista valiosa que terá feito a diferença nas horas críticas e de decisão entre desistir ou continuar.

Ky terá conseguido manter o controlo do seu pensamento o que a levou a aguentar a prova até ao fim.

A fórmula do sucesso na vida é, sem dúvida, um cocktail de ingredientes nutritivos bem combinados entre si. Ainda assim, o que esta situação, tal como outras similares, nos mostra claramente é que o pensamento tem um papel fundamental na qualidade dos resultados das nossas ações. Ele consegue controlar todo o nosso potencial.

Repare. Você poderá até ter a máxima experiência num determinado assunto e ser dotado das melhores competências técnicas para resolver uma dada situação pessoal, familiar ou de trabalho. Se não acreditar nelas, e principalmente em si, de nada lhe valerá. Porém, se conseguir ter controlo sobre os seus pensamentos, estará também apto a gerir assertivamente situações de stress, pressão, ansiedade e contratempos.

Portanto, preste a maior atenção à forma como estrutura os seus pensamentos:

  • Transforme pensamentos. Os maus pensamentos terão de dar lugar a pensamentos construtivos. Mas não basta começar a pensar positivamente sobre as coisas. Tem de acreditar mesmo nelas.

  • Troque as lentes com que vê as adversidades. Você tem a capacidade de transformar a mesma situação num acontecimento caótico, de frustração e infelicidade ou num acontecimento de comédia, crescimento e de harmonia. O que vai escolher para si?

  • Queira a mudança. O nosso pensamento tem controlo sobre o nosso corpo, a nossa linguagem e a nossa saúde emocional. Então, quando se sentir em baixo experimente isto:

  • Endireite as costas,

  • Levante a cabeça,

  • Respire fundo,

  • Sorria,

  • Dê uma bela gargalhada – mesmo sem vontade, o seu cérebro irá assumi-la como verdadeira e isso fará com que se sinta melhor.

Existem variadíssimas técnicas eficazes para a criação e manutenção de pensamentos construtivos. A escolha dessas técnicas e a duração do processo difere de pessoa para pessoa.

Na verdade, saber pensar assertivamente é um processo de aprendizagem que começa na infância.

Esteja convicto que quanto mais cedo se propuser a tais mudanças, mais facilmente conseguirá alcançar os seus objetivos e necessidades, com maior qualidade e rapidez.

Boas escolhas!

Feliz dia do Pensamento

Os programas de desenvolvimento pessoal exclusivos d’O SEU IKIGAI são a nossa proposta para si. Sempre dirigidas por um profissional certificado na área da psicologia, cada programa é iniciado com uma avaliação individual e desenvolvido de acordo com as suas necessidades e expetativas.

  • O programa IKestion é um plano de desenvolvimento individual para adultos, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a sua performance pessoal e profissional, autoimagem, autonomia e muito mais. Conheça melhor o IKestion.

  • O programa IKouple é orientado na procura de respostas a receios, dúvidas e expetativas relacionadas com a vida amorosa. Conheça melhor o IKouple.

  • O programa IKids é um plano de desenvolvimento pessoal para crianças que trabalha competências emocionais, cognitivas e sociais. Conheça melhor os benefícios do IKids.

Imagem I O SEU IKIGAI

#ONosso

Ainda não encontrou o seu IKIGAI? Subscreva a newsletter e receba nossas pistas!