3 passos de reforço na conquista das suas competências sociais


Quantas relações distorcidas encontra na sua vida? Responder a esta questão poderá ajudá-lo a refletir e a avaliar como é que você é no compacto com os outros.

As pessoas que têm na base das suas aptidões sociais elementos de inteligência emocional são ótimos comunicadores. São bons a aproximarem-se das pessoas para as apoiarem, são tão abertos a ouvir as más notícias como as boas, e ficam entusiasmados com novos desafios. Mas não só! Também são bons a gerir mudanças e a resolver conflitos de forma diplomática. Raramente ficam satisfeitos em deixar as coisas como estão mas não são de se sentar enquanto os outros trabalham: eles dão o exemplo a partir do seu próprio comportamento.

Na realidade, o Ser Humano é social e até mesmo as pessoas que necessitam intensamente do seu próprio espaço precisam também de algum contacto social. Por mais que se viva numa cultura um tanto ou quanto individualista, a verdade é que ninguém consegue alcançar sozinho um sucesso ou até mesmo um fracasso. Vivemos em rede e dependemos uns dos outros para nos tornarmos humanos. A história real do Menino Lobo é um dos vários exemplos que nos revela de forma evidente a importância que o contacto social tem no nosso desenvolvimento físico, cognitivo e psíquico.

Um estudo mais recente indica que “As pessoas que têm consciência da natureza interdependente da vida, da importância das ligações humanas e da nossa existência coletiva consideram-se duas vezes mais bem sucedidas que as que têm ideias individualistas.” (Carpenter, S.)

Então, como pode melhorar as suas habilidades sociais?

Deixamos-lhe algumas sugestões:

1. Aprenda a resolver conflitos. Os conflitos não têm de ser necessariamente negativos. A sua transformação em algo produtivo ou nocivo irá depender da forma como você os resolve. Senão pense, o que é mais provável que o conduza ao sucesso – uma pessoa que grita com as outras ou um líder que permanece no controle da situação e a avalia de forma controlada?

Saiba que aprender a resolver conflitos é vital para ter sucesso em qualquer área da sua vida.

2. Melhore a sua capacidade de comunicação. O primeiro passo é ter consciência de como é que você comunica com os outros. Só a partir desse momento é que poderá melhorar os seus pontos mais frágeis e reforçar os seus pontos fortes, enquanto comunicador.

Poderá começar por fazer uma autoavaliação e, posteriormente, recorrer mesmo a uma avaliação profissional de performance pessoal e/ou profissional.

3. Aprenda a elogiar os outros. Não se pretende que falseie elogios! Simplesmente, até o pior profissional tem valores positivos, portanto, descubra-os e comece por aí. Afinal, quem não gosta de se sentir reconhecido pelo que é e por aquilo que faz? Pode inspirar a lealdade das pessoas somente dando louvor quando tal é merecido.

Tenha sempre presente que aprender a elogiar os outros é uma arte que dá muitos bons resultados.

Todos os 3 passos devem ser avaliados por si, numa primeira fase. No entanto, se o que realmente pretende e aprofundar e potenciar a sua performance pessoal e profissional, deverá, nesse caso, recorrer a uma avaliação profissional. Nesse sentido, apresentamos-lhe o nosso Programa IKestion. Exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano de desenvolvimento individual para adultos, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a sua performance pessoal e profissional, autoimagem, autonomia e muito mais. Conheça melhor o IKestion e marque já a sua avaliação.

Boas escolhas!

Imagem I O SEU IKIGAI

#IKestion