Os 4 pilares para uma gestão eficaz do seu tempo


Acreditar que a gestão do seu tempo é um tema perdido ou totalmente alcançado é uma perfeita armadilha para se tornar cada vez mais distante dos seus objetivos.

Casa-trabalho, trabalho-casa e pelo meio outros tantos compromissos, sonhos e desejos, a maior parte por realizar...

O dia tem 24 horas, é certo, e se há dias em que as horas nunca mais passam, na maioria todas as horas são poucas para o tanto que há a fazer.

Alto aí. Esta discrepância de tempo não lhe faz pensar em nada?

Continuando. Levar trabalho para casa não será a solução mais acertada, nem tão pouco apetecível. Ao fazê-lo estará apenas a estender uma possível sensação de fracasso, entre outros sentimentos menos bons, e a prolongar um exaustivo dia de trabalho para dentro do seu recanto de descanso. Para trás voltam a ficar sonhos, desejos, amigos, ...

Um estudo na Europa do Sul revelou que, em média, o trabalho produzido por uma pessoa é menos do que quatro horas diárias. O restante horário laboral traduz um desperdício de energia, de talentos e de oportunidades.

Surpreendido?

Pois é! Encontrar ferramentas para orientar o seu tempo até é fácil, basta utilizar a internet e já está. Por vezes, até há quem tente impô-lo aos outros! Contudo, isso não funcionará como gostaria porque o conhecimento teórico não basta para obter resultados, principalmente quando se trata da esfera dos negócios e do trabalho em equipa. A escolha dos métodos e de ferramentas de auxílio deve ser adaptada ao caso específico de cada um, em particular, e não ser a pessoa a adaptar-se às ferramentas e aos métodos estipulados por alguém.

Se quer mesmo encontrar tempo para tudo o que deseja realizar na sua vida, não deixe que os outros pensem por si. Você é uma pessoa única!

Comece por analisar quem é e no que quer alterar. Avalie as características do seu trabalho, os seus pontos fortes, as suas dificuldades. Defina objetivos laborais e também de vida. E atenção, não pretenda dissociar de todo o seu trabalho do resto da sua vida porque, simplesmente, estão interligadas. Vários estudos científicos o comprovam. Para que compreenda melhor este ponto, citamos parte das conclusões de um deles, onde diz que“Oito em cada dez executivos revelam que uma vida familiar saudável é essencial para a produtividade da empresa (...)" (Henderson, E., 1999) Ora, quem diz produtividade da empresa, diz produtividade do profissional que leva, consequentemente, ao sucesso laboral.

Só depois de toda esta avaliação, poderá atuar de forma ajustada. Depois claro, terá sempre de ir fazendo ajustes porque as circunstâncias da sua vida profissional e pessoal também se vão naturalmente alterando. Mas saiba que tudo o que nos faz sentido jamais é esquecido e facilmente é posto em prática por nós.

Eis o que poderá fazer para obter resultados duradouros:

1. Autoconhecimento. A base de todo este processo. Só conseguirá sucesso depois de perceber como é que você funciona perante diferentes situações, e depois de

identificar as suas convicções e necessidades para, a seguir, atuar de acordo com elas e, automaticamente, sentir-se bem consigo mesmo. Neste ponto, poderá recorrer a ajuda profissional com foco no autoconhecimento. A informação que conseguir percecionar sobre si é sempre bem-vinda. Nunca será demais!

Veja também o nosso programa IKestion.

2. Avaliação. Só depois de aprofundar o conhecimento real sobre si e o seu tipo de trabalho, é que conseguirá escolher a melhor forma para gerir o seu tempo.

3. Experiência. Mesmo depois de adotar um plano para gerir o seu tempo diário, terá de o testar no terreno e aperfeiçoá-lo.

4. Supervisão. É importante que vá fazendo atualizações da sua situação, ou seja, reavaliar a sua situação atual, tal como foi dito atrás - exigências vs necessidades da vida pessoal e profissional. Neste ponto, poderá pedir uma heteroavaliação a alguém próximo de si (familiar, amigo, colega de trabalho) e/ou a um profissional da área.

Veja também o nosso programa IKestion que o ajuda na eficácia desta e de outras situações. Exclusivo d’O SEU IKIGAI, trata-se de um plano de desenvolvimento individual para adultos, orientado para a resolução de questões centrais da vida de cada um, melhorando assim a performance pessoal e profissional, autoimagem, autonomia e muito mais. Marque já a sua avaliação Ikestion.

E você, em que fase do desafio se encontra?

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre"

Charles Chaplin

Imagem I O SEU IKIGAI

#IKestion