top of page

Que cores vês aqui?

Faça este jogo com o seu filho e saiba o que quer dizer quanto ao seu desenvolvimento cognitivo.

Interpretação

A aprendizagem das cores varia muito de criança para criança. Por volta dos 3 anos, ela pode conseguir já identificar até 4 cores diferentes. Contudo, 90% das crianças consegue-o apenas dos 4 para os 5 anos de idade.

Fique atento à evolução desta aprendizagem mas sem nunca recorrer a pressões e castigos.

Saiba que cada criança tem o seu próprio ritmo de aprendizagem.

Se verificar que o seu filho não faz progressos na identificação das cores, deverá informar o seu psicólogo. Talvez beneficie em realizar um despiste neuropsicológico.

Dica

Verifique o método que está a ser utilizado com o seu filho no ensino das cores. Poderá estar a desencadear confusão na criança e ser o causador desta dificuldade. Deverá começar com poucas cores de cada vez e, numa primeira fase, utilizar objetos idênticos. Por exemplo, utilize 3 feijões de tamanhos iguais, cada um pintado de uma cor diferente – 1 azul, 1 amarelo e 1 vermelho.

O daltonismo poderá ser também uma causa desta dificuldades, sendo possível fazer o seu despiste a partir dos 3 anos.

Curiosidade

A cor é processada no nosso cérebro através de 3 centros cerebrais: o 1º centro neuronal assegura os conceitos das cores; o 2º é responsável pelas palavras que designam as cores; o 3º centro assegura a mediação entre os conceitos e as palavras.

O programa IKids, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano personalizado de desenvolvimento pessoal para crianças que trabalha as competências básicas emocionais, cognitivas e sociais, necessárias às futuras aprendizagens escolares e de vida. Ofereça o IKids à sua criança. Dê-lhe asas para voar mais longe.

Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page