top of page

Descanse muito


Pessoas excessivamente cansadas revelam uma maior tendência para viver conflitos no seu relacionamento e mais 25% de probabilidades de se sentirem emocionalmente descontroladas.”, confere um estudo dirigido por Roberts e Levenson.

Esta conclusão recordou-nos outra pesquisa que envolveu recentemente 3 mil ingleses, numa análise às discussões dos casais, onde revela que “discutirem, em média, 312 vezes por ano”, maioritariamente por razões banais do dia-a-dia, e em episódios que duram cerca de 10 minutos.

Nós perguntamo-nos, se será o excesso de cansaço o motor de tais discussões?

Certamente não será a única razão mas talvez seja, isso sim, um contributo de peso.

Mais surpreendente ainda é perceber que as discussões triviais referidas se prendem com hábitos domésticos, como o facto de se deixarem as luzes acesas, de se fazer zapping, de se estar a ver a novela, de ninguém ter trocado o rolo de papel higiénico, de haver uma toalha molhada no chão ou em cima da cama, ou do saco do lixo estar demasiado cheio, ou ainda por haver pelos da barba do lavatório, entre outros.

Reconhece-se em algum destes conflitos?

Parece-nos realmente que se perde muito tempo a dar tão grande importância a tão pequenas coisas. É! O cansaço excessivo levado à falta de paciência e saturação fazem destas coisas.

Um bom descanso dos dois intervenientes do casal é realmente um ingrediente relevante para a qualidade do tempo em que passam junto e, consequentemente, para a sua felicidade na relação.

Por isso, nestas férias faça programas que vão de encontro aos seus gostos e que ajudam a descomprimir das tenções do dia-a-dia. Mesmo com filhos, dê asas à imaginação e avance!

O programa IKouple, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano de desenvolvimento relacional, individual ou conjunto, orientado na procura de respostas a receios, dúvidas e expetativas, relacionadas com a vida amorosa. Permite alinhar necessidades individuais, traçar metas comuns, rever prioridades e muito mais, melhorando, assim, a qualidade e a saúde da relação. Marque a sua avaliação IKouple. (Re)Construa-se na relação e torne-se mais feliz no amor.

Imagem I O SEU IKIGAI

bottom of page