Férias no campo


As férias são um tempo privilegiado de oportunidades de crescimento para as crianças.

São uma janela aberta para novas experiências, novas aprendizagens e aquisição de novas competências.

Os pais têm mais tempo e paciência para dedicarem aos filhos, os avós abraçam-os com mais força e os primos brincam mais tempo juntos. Há possibilidade de visitar aqueles amigos, de se estreitarem laços, de se fazerem descobertas e, sobretudo, há a oportunidade de se sair da rotina, um tanto ou quanto agitada e cansativa para as crianças.

A meio de uma destas semanas, o meu filho foi resgatado pelos avós para mais uma aventura na aldeia. Liberdade espacial, bastante terra, ar puro e muito mimo eram os ingredientes principais que o esperavam. Quando o fomos buscar, até eu fiquei radiante com o que encontrei e, confesso, com uma enorme saudade de quando também eu, criança, tinha a sorte de passar temporadas descontraídas no campo.

Todo contente, apresentou-me os seus dois novos amigos. “Sou eu só que cuido deles!”, dizia todo contente. Era um pintainho de pescoço pelado (“Tão fofinho” – dizia ele) que lhe ofereceram durante a visita que fez a um aviário com o avô, e um ouriço cacheiro que encontrou por acaso num dos seus passeios matinais pelo campo onde as galinhas e os coelhos comem à solta.

Fantástico! Em apenas três dias conseguiu apurar mais um pouco o seu sentido de responsabilidade e de cuidador.

E mais, conseguiu perceber, de uma vez por todas, de onde vêm os pepinos, as curgetes, o feijão verde, a couve flor e as alfaces. E que os alimentos não caem do céu, nem nascem das prateleiras do supermercado. Que é preciso cuidar da horta e que isso dá algum trabalho, como ter de a regar todos os dias, com método e rigor.

O programa IKids, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano personalizado de desenvolvimento pessoal para crianças que trabalha as competências básicas emocionais, cognitivas e sociais, necessárias às futuras aprendizagens escolares e de vida. Ofereça o IKids à sua criança. Dê-lhe asas para voar mais alto.

Imagem I O SEU IKIGAI

#IKids

Ainda não encontrou o seu IKIGAI? Subscreva a newsletter e receba nossas pistas!