A Pré-escola da Vida


No documento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, lançado pelo ministério da educação, são apresentadas as conclusões de uma investigação sociológica. Uma delas revela que a educação pré-escolar é uma etapa provável de “insucesso escolar precoce em que algumas crianças aprendem que não são tão capazes como as outras.

Não são tão capazes como as outras”?! O pior de tudo é que este pressuposto se vai arrastando ao longo da vida e sendo interiorizado acaba por ter um efeito tóxico na autoconfiança.

Quando a criança é aceite na escola, o sistema de ensino já pressupõe que ela tenha adquirido as competências básicas necessárias para absorver aprendizagens significativas e diversificadas, a um ritmo constante. É necessário que sejam capazes de tarefas como concentrarem-se nas atividades pedidas durante o tempo necessário, conseguirem reter as instruções do professor, conseguirem adequar o seu comportamento dentro da sala de aula, entre outros.

Se assim for, terão um aproveitamento melhor e mais rápido, e isso irá contribuir bastante para uma autoimagem de sucesso.

Sabemos que a Educação Pré-escolar tem um enorme impacto na vida futura das nossas crianças. Ela é considerada a primeira etapa da educação básica no processo da educação para a vida. É fundamental preparar as nossas crianças para lidarem com as realidades cada vez mais exigentes do dia-a-dia, no presente e no futuro, de forma construtiva e inteligente, para que se tornem adultos de sucesso, resilientes, equilibrados e socialmente bem integrados.

Por muito precoce que possa parecer, aprenderem a construir o sucesso pessoal e profissional começa já hoje, no Jardim de Infância.

O programa IKids, exclusivo d’O SEU IKIGAI, é um plano personalizado de desenvolvimento pessoal para crianças que trabalha as competências básicas emocionais, cognitivas e sociais, necessárias às futuras aprendizagens escolares e de vida. Ofereça o IKids à sua criança.

Imagem I O SEU IKIGAI

#IKids

Ainda não encontrou o seu IKIGAI? Subscreva a newsletter e receba nossas pistas!